08 jan
Tentante, a expressão que as vezes incomoda

Já foram algumas as mulheres que comentaram em privado para mim o quanto lhes incomoda alguns termos usados entre as que estão nessa espera pela gravidez que não vem… A começar pela expressão “tentantes” que boa parte das mulheres se auto denominam.
Significado da palavra Tentante: aquele que tenta. Partindo deste significado então, não deixa de se bem justificar essa auto denominação, afinal quem espera a gravidez que não vem está sempre nas tentativas de que finalmente se concretize, com vida sexual ativa, sem uso de algum método anticoncepcional e na maioria das vezes em vias de algum tratamento de reprodução assistida, sendo acompanhada por um ginecologista ou médico especialista da área que lhe investiga algum diagnóstico que possa estar causando esta demora e aumentando os tempos das tentativas…
E tenho que lhes confessar que lembro bem o quanto ansiava perder este título de tentante! E tinha isso guardado aqui dentro de mim, até hoje, tendo a oportunidade também de expor isto para vocês. Ao mesmo tempo que me “auto entitulava” e me enquadrava nas características do “grupo de tentantes”, no fundo me doía este danado desse título e não via a hora de pertencer ao grupo das… Ex tentantes!
Já que estou aqui para lhes escutar, sempre tento expor ao máximo o que me chega. Não que resolverei algo mas faço questão de que este espaço seja de vocês para que se sintam compreendidas e acompanhadas, e que seja usado como uma espécie de desabafo para tudo o que lhes possa incomodar nessa jornada que já é bastante difícil.
Por outro lado consigo entender a tal expressão e chego até a admirá-la por sempre estar incentivando a todas que sigam tentando, afinal só se pode seguir sonhando se seguir tentando não é mesmo?
Então! A partir de agora, em respeito as que não se sentem bem em serem chamadas assim, tentarei  usar cada vez menos a denominação “tentante”, e me referir a vocês como “futuras mamães”, que acham? Porque acredito que todas que realmente sonham e correm atrás da maternidade assim serão! Ou gerando na barriga ou grávida do coração, ou seja todas que seguirem atrás do sonho serão MÃES!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe seu comentário